TDAH e desporto juvenil: Benefícios e como escolher Quais são os melhores desportos para crianças com TDAH? Embora a resposta possa ser específica para o seu filho, eis o que deve ter em conta /health/fitness/adhd-and-sports TDAH e desportos juvenis: Como ajudar o seu filho a ter sucesso

A perturbação de défice de atenção e hiperatividade (PHDA) é uma das perturbações do neurodesenvolvimento mais comuns na infância, afectando cerca de 8,8% das crianças e jovens com menos de 17 anos. Caracteriza-se frequentemente por desatenção, impulsividade e hiperatividade (1, 2).

Embora estes sintomas ocorram frequentemente em conjunto, nem todas as crianças apresentam os três. Muitas vezes, o TDAH pode levar a uma série de desafios, como baixa autoestima, baixo desempenho acadêmico e dificuldade de socialização (2).

Dito isso, muitas crianças com TDAH estão interessadas em participar de esportes, o que pode ajudar a mitigar alguns desses problemas. No entanto, você pode se perguntar quais esportes são mais adequados para crianças com TDAH e como escolher o caminho certo para seu filho.

Este artigo diz tudo o que você precisa saber sobre TDAH e esportes para crianças.

TDAH é um distúrbio que afeta as crianças de maneira diferente, o que significa que uma intervenção ou tratamento que pode beneficiar uma criança pode não servir para outra. O mesmo se aplica aos desportos, em que uma criança pode ser excelente a praticar um desporto específico, mas ter dificuldades com outro.

Equipa vs. desportos individuais

Algumas crianças com PHDA que são hiperactivas prosperam com desportos que requerem concentração individual, tais como desportos a solo em que o treinador pode dedicar mais atenção individual e ajudá-las a concentrar-se numa tarefa. Os exemplos incluem luta, atletismo, ténis, natação e artes marciais (3).

Embora mais tempo individual possa ser útil, o seu filho pode perder alguns benefícios dos desportos de equipa, como a socialização, o trabalho em equipa e fazer amigos. Ainda assim, se o seu filho se distrai facilmente num ambiente de grupo, então os desportos a solo podem ser os melhores.

Mas, se o seu filho estiver interessado em praticar um desporto de equipa, deve encorajá-lo a fazê-lo. Os desportos de equipa oferecem a prática de muitas das competências sociais que são um desafio para algumas crianças com TDAH. Os investigadores descobriram que, para alguns indivíduos com PHDA, os desportos de equipa melhoram os défices de competências sociais (4).

Desporto de competências abertas vs. desportos de competências fechadas

. Desportos de aptidão fechada

Os desportos de ritmo rápido e que exigem adaptação durante o jogo dinâmico são conhecidos como desportos de aptidão aberta (5). Os desportos de aptidão fechada, por outro lado, são desportos em que a aptidão necessária é consistente, previsível e de ritmo próprio, como a corrida ou a natação (5).

A investigação descobriu que os desportos de aptidão aberta, como o basquetebol, o ténis ou o futebol, são muitas vezes benéficos para os problemas de atenção, enquanto os desportos de aptidão fechada são úteis para a hiperatividade ou impulsividade (6).

Desporto de interior vs. desporto de exterior

Embora haja certamente benefícios nos desportos de interior e de exterior, algumas investigações sugerem que os indivíduos com PHDA beneficiam mais com o exercício em "espaços verdes" ao ar livre (4).

Por exemplo, o futebol e o basquetebol são desportos de equipa que envolvem movimento e jogo constantes. Em contraste, o basebol pode envolver muita permanência entre as jogadas, o que aumenta as probabilidades de distração.

Os desportos que requerem muitas regras, estratégias e jogadas podem ser esmagadores para o seu filho. Muitas vezes, as crianças com TDAH se saem melhor quando há um objetivo específico (por exemplo, nadar até o final da piscina) em vez de esportes baseados em situações (por exemplo, mudar as jogadas durante o futebol) (7).

Dois grandes benefícios dos desportos de equipa são a formação de equipas e as interacções positivas entre pares. Se o seu filho se diverte com os amigos enquanto está fisicamente ativo, é uma situação em que todos ganham. Além disso, num desporto de equipa, ganham e perdem juntos, tirando alguma da pressão do seu filho individualmente (7).

Em última análise, o desporto que o seu filho pratica depende da sua personalidade única, preferências e diagnóstico.

Se está a pensar qual o melhor desporto para o seu filho, a primeira coisa que deve fazer é perguntar-lhe do que gosta.

A maioria das crianças experimenta diferentes desportos e actividades até encontrar um que desperte o seu interesse. Forçar o seu filho a praticar um desporto de que não gosta pode aumentar as probabilidades de ele ficar desinteressado e menos motivado para jogar.

Pode ser útil deixar o seu filho experimentar diferentes desportos antes de se inscrever num. Muitas vezes, podem experimentar diferentes desportos durante a escola, em programas pós-escolares e em acampamentos, por exemplo. Isto pode dar tempo ao seu filho para descobrir quais os desportos que lhe dão prazer.

Depois de ter decidido um desporto, dê ao seu filho tempo suficiente para aprender as regras e desenvolver as competências certas para o desporto. É comum que todas as crianças - com ou sem TDAH - mudem de idéia algumas vezes sobre qual esporte querem praticar.

Você também vai querer informar o treinador sobre o diagnóstico de TDAH do seu filho e fornecer orientação de apoio quando necessário. Muitas vezes, os treinadores de desportos recreativos são voluntários bem-intencionados que podem não saber muito sobre a doença (8).

Por exemplo, um treinador que castiga o seu filho com voltas de corrida por não prestar atenção não é eficaz e pode aumentar a ansiedade e o stress, o que pode levar a um maior desinteresse e falta de participação (8).

No geral, normalmente é preciso alguma tentativa e erro para encontrar o desporto certo para o seu filho.

Se está a pensar inscrever o seu filho num desporto, considere estes benefícios.

Eles estão a ser fisicamente activos

Com apenas 24% das crianças dos 6 aos 17 anos a cumprir a recomendação diária de 60 minutos de atividade física, é importante que os pais encontrem formas de os seus filhos serem mais fisicamente activos (9).

Os desportos constituem uma excelente forma de exercício, uma vez que são praticados algumas vezes por semana e são divertidos para as crianças. Além disso, o exercício pode ser uma forma eficaz de gerir os sintomas da PHDA.

Os benefícios da atividade física regular incluem músculos e ossos fortes, aumento da capacidade pulmonar e da saúde do coração, melhor desempenho na escola, peso corporal saudável e menor risco de desenvolver doenças crónicas mais tarde na vida (10).

Interacções sociais positivas

Os desportos de equipa podem ser uma excelente forma de o seu filho fazer amigos e aprender a trabalhar num ambiente de grupo.

Em alguns casos, as crianças com PHDA podem ter dificuldade em desenvolver amizades fortes com outras crianças devido à sua condição. Eles também podem lutar com atividades não estruturadas (por exemplo, recessos, brincadeiras na vizinhança), tornando mais difícil a socialização com os seus pares (11).

Ao aderir a um desporto de equipa, o seu filho pode aprender a socializar num ambiente estruturado e desenvolver competências sociais mais fortes (11).

Pode melhorar a confiança e a autoestima

Aprender um novo desporto pode ser uma excelente forma de aumentar a confiança, que tende a ser menor em crianças com PHDA (12).

À medida que o seu filho desenvolve as competências necessárias para praticar o desporto, pode sentir-se mais confortável com as suas capacidades e começar a reconhecer os seus próprios talentos. Além disso, pode sentir-se mais confiante em situações sociais e no convívio com os colegas de equipa.

Dito isto, o ambiente em que o seu filho se insere desempenha um papel fundamental na promoção ou diminuição da confiança. Ter um treinador motivador e solidário que realce as capacidades do seu filho, em vez de apontar as suas falhas, é crucial para aumentar a autoestima e a auto-eficácia (11).

Como pai, também é importante enfatizar o que o seu filho está a fazer bem e como as suas capacidades estão a melhorar. Colocar demasiada ênfase no desempenho e na vitória, em vez do seu prazer no desporto, pode diminuir o seu interesse ao longo do tempo (8, 11).

Embora existam muitos benefícios em praticar desporto para crianças com TDAH, estes não tratam nem curam a doença. Em vez disso, podem ser uma terapia adjuvante positiva para outros tratamentos tradicionais.

Participar em desportos pode ajudar a aumentar a autoestima do seu filho, melhorar as suas competências sociais e promover uma melhor aptidão física. Pode também ajudar o seu filho a melhorar as suas capacidades de tomada de decisão, a função cognitiva e a identificar os seus pontos fortes únicos (13, 14, 15).

No entanto, é um mito pensar que a prática de desporto os ajudará a "gastar energia extra" ou a reduzir a sua hiperatividade. Em vez disso, o desporto é uma via construtiva que pode substituir o sedentarismo e pode ajudar o seu filho a concentrar-se numa tarefa específica (13).

Embora possa notar melhorias no seu filho depois de o inscrever num desporto, isso não significa que seja um tratamento autónomo para a PHDA. Em muitos casos, medicamentos e outros tratamentos ainda são necessários (16, 17).

A PHDA é uma perturbação comum do desenvolvimento neurológico que afecta milhões de crianças. Embora existam alguns desafios que vêm com o transtorno, seu filho pode prosperar com o ambiente certo.

Participar de esportes tem sido mostrado para ajudar a melhorar a aptidão física, autoestima e habilidades sociais em crianças com TDAH. No entanto, escolher o desporto certo com base nas necessidades do seu filho é vital para o seu sucesso.

Os melhores desportos para crianças com TDAH envolvem aqueles que têm pouco tempo de inatividade, têm mais treinamento individual e têm regras e jogabilidade simples. Algumas crianças podem prosperar com desportos a solo (por exemplo, natação, ténis), enquanto outras podem gostar de desportos de equipa (por exemplo, futebol).

Decidir qual o melhor desporto para o seu filho pode exigir algumas tentativas e erros. Idealmente, envolva o seu filho no processo de decisão, perguntando-lhe quais os desportos que lhe interessam. Com o tempo, é provável que encontre um desporto que se adeqúe às suas necessidades, interesses e capacidades, ao mesmo tempo que aumenta a sua confiança.

{ 15 коментара }